Como Fazer Pão de Malte

O pão de malte é muito conhecido por seu sabor característico e por seus benefícios para a saúde. O malte de cevada, base para o pão de malte, é muito rico em vitaminas e minerais, trazendo vantagens para a saúde tais como:

  • Regular a pressão arterial, por ser rico em sódio e potássio, importantes para relaxar os vasos sanguíneos;
  • Manter a saúde dos músculos e prevenir diabetes, devido à presença de magnésio;
  • Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico;
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, por conter vitaminas do complexo B;
  • Prevenir osteoporose e fortalecer osso e dentes, por ser rico em potássio.
  • Possuir cascas que favorecem o processo digestivo e traz benefícios ao funcionamento do intestino.

          A ArteBrew desenvolveu um produto, a base de malte de cevada, que deve ser misturado a massa de pão e que promoverá no produto final:

  • Aromas de chocolate, café, defumado, mel, frutas secas, caramelo, nozes, etc

Receita de Pão de Malte

300 g de BrewPão
800 g de Farinha de Trigo 
4 colheres de Mel 
1 colher de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco
1 colher de Sal 
350 ml de leite 
1 colher de manteiga
1 gema de ovo
1 colher de chá (de café coado)

Modo de preparo:

Em um recipiente prepare a esponja de fermento para a massa. Acrescente: 1 colher de açúcar, ½ sachê de fermento biológico, 3 colheres de farinha de trigo e 20 ml de leite morno. Misture e deixe o fermento desenvolver.

Misture o BrewPão, o restante do sachê de fermento, o mel e o sal. Dissolva a manteiga no leite morno e vá adicionando aos poucos na massa, até obter uma massa homogênea.

Sove a massa. O ponto ideal que você quer chegar é que a massa fique fofa, lisa e homogênea, não pegajosa. Se sentir alguma superfície pegajosa adicione mais um pouco de farinha nela. O ideia é que ela fique elástica, quase como uma borracha. Se você apertá-la com a ponta do dedo, ela deve logo voltar.

Deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos. Coloque-a em um recipiente cubra com um pano. Depois deste tempo, a massa desenvolver e crescer. Acrescente a esponja e vai misturando aos poucos o restante da farinha. Misture e sove novamente a massa até ela se apresentar lisa, homogênea e foda. Deixe descansar por cerca de 45 minutos.

Preaqueça o forno a 250°C, neste meio tempo unte a formas que serão utilizadas para assar. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Após o tempo de descanso da massa, modele do tamanho desejado e disponha nas formas. Pincele os pães com a gema batida com a colherzinha de café e leve ao forno por cerca de 60 minutos.

× Posso te ajudar?